12 novembro 2011

São momentos assim que valem tudo valer a pena


Ontem foi o meu último dia de estágio no serviço de Cirurgia e ao longo do dia o meu coração foi ficando pequenino, muito pequenino. Posso queixar-me que é muito cansativo, que trabalhar por turnos me deixa a vida ao contrário e completamente exausta, que chegamos a casa e ainda temos que nos agarrar aos livros e estudar, estudar, estudar, e depois o nervosismo constante, o "será que vou ser capaz?". Mas apesar de todas as minhas queixas adorei este estágio.
A maioria dos enfermeiros (existem sempre aqueles que queremos ver longe... infelizmente há pessoas que não se lembram que também foram alunos e que ninguém nasce ensinado...), os assistentes operacionais, os administrativos, as senhoras da limpeza, as senhoras do refeitório, alguns dos médicos, os voluntários... Só tenho a dizer: Muito Obrigada! Obrigada por nos terem ensinado tanto, obrigada pelos desejos sinceros de boa sorte, obrigada pela simpatia, obrigada pela ajuda!
E depois existe o outro lado... os doentes (ou utentes, ou clientes). E a esses também o meu grande "Obrigada!" pelo carinho, pela confiança (mesmo quando ficavam receosos por sermos novatos :) ). E se isto tudo não chegasse já para ter sido tão bom... Há momentos que fazem tudo valer a pena. E ontem o dia ficou recheado de momentos desses: quando uma velhinha de 91 anos (a avozinha, como a tratávamos carinhosamente) que teve alta, chora ao despedir-se de nós por a tratarmos tão bem, e depois vemos que a neta chora também ao agradecer-nos. Confesso que foi difícil segurar as lágrimas! E então chegou o fim do turno, e a hora de despedida aos nossos doentinhos. E foi bonito. Sentir-mos que eles nos agradeciam com o coração e nos desejavam muita sorte e alguns deles a ficarem com as lágrimas nos olhos ao saberem que íamos embora. E uma surpresa: uma doente que nos ofereceu um bolo de despedida, "um miminho para as nossas enfermeirinhas", como ela disse.
E também um agradecimento ás minhas colegas. Tive a sorte de ter boas colegas, que ajudavam quando era preciso. Apesar de termos tido poucos turnos em conjunto, foi bom trabalhar com elas.

Agora segue-se uma nova etapa: estágio em psiquiatria. Confesso que estou muito receosa...

Sem comentários: